Mais Feliz

Metas para 2020: Otimistas e Possíveis

dezembro 30, 2019

Os últimos dias do ano são sempre muito reflexivos. Mesmo que mentalmente e rapidamente, todos nós fazemos uma revisão de como foi o ano que está se encerrando e previsões para o ano que se inicia.

Nesse artigo, trago para você algumas dicas para te ajudar a definir as metas para o ano novo e como trabalhar para conquistá-las.

Como definir meras possíveis e otimistas para 2020

Faça uma Revisão Positiva do Ano que passou:

Não posso dizer que acontece com todo mundo, mas normalmente, quando chega o fim de dezembro estamos tão cansados que é difícil sermos realistas e costumamos olhar só para os problemas que tivemos (ou ainda temos) e logo concluímos que o ano não foi tão bom assim.

“Queria ter ganhado mais dinheiro, perdido quilos, passado mais tempo com a família” são queixas normais nesse momento. Mas, pare um minuto e tente ver as coisas boas que você conquistou também. Você teve saúde? Pode fazer uma viagem que queria muito? Se tornou uma pessoa mais organizada? Tente pensar em pelo menos três coisas positivas. Tenho certeza que existem pontos para se orgulhar – tente focar os seus pensamentos neles.

Um boa dica é olhar suas anotações e o calendário de 2019. Seus compromissos, os hábitos que desenvolveu e registrou, etc.

Habit Tracker do Calendário 2020

No meu caso posso dizer que estou orgulhosa de ter voltado a estudar e ido bem no primeiro semestre da nova faculdade. Também fico feliz pelos novos amigos que fiz por lá. Outra coisa que me traz muita alegria é ver o tanto que a minha filha se desenvolveu – ela teve bastante dificuldade para começar a falar e se relacionar com as pessoas – um misto de timidez e atraso de fala – mas a fono e a escola ajudaram bastante. No fim do ano ela participou de uma apresentação da escola e fiquei muito feliz de vê-la cantar e dançar num teatro com mais de 700 pessoas. Também fiquei mais consciente financeiramente e investi dinheiro o ano inteirinho. Também pude fazer algumas viagens incríveis e conhecer lugares muito legais, aqui no Brasil mesmo.

E você? Faça a sua listinha…

Defina os pontos onde pode melhorar:

Depois dessa revisão positiva de 2019, acho que posso dizer que tive um ótimo ano. Tive problemas, é claro. Mas são pontos que posso trabalhar para melhorar para o ano que vem.

Essa deve ser a abordagem. Depois de pensar os pontos positivos do seu ano, veja o que você considera que foram “problemas” e são exatamente nesses pontos que você deve focar.

Saúde e alimentação será para mim o ponto de maior atenção.

Também quero dedicar mais tempo para a relação com meu marido. Esse ano foi sofrido para nós dois. Ele trabalhando demais, eu muito ocupada sempre com as minhas coisas. Faltou tempo para nós dois, infelizmente, e a nossa relação acabou sofrendo bastante ao longo do ano.

Foque no que você realmente ama

O mundo não são só alegrias, e somos obrigados a fazer coisas que nem sempre amamos. Não tem quem goste de reuniões sem fim, filas e imposto de renda, mas são coisas que não conseguimos nos livrar totalmente. O segredo é mesclar com momentos que nos trazem muita alegria e realmente amamos.

Pense nas coisas simples que você gosta e que podem ser incorporadas com facilidade no seu dia-a-dia. Pode ser leitura, aromaterapia, viajar (mesmo que seja no fim de semana para a cidade ao lado), séries, etc.

Separe tempo para isso e estipule metas de lazer também. A gente costuma pensar mais em dinheiro e trabalho, mas ter momentos de lazer é muito importante para conseguirmos aguentar a parte chata. Pronto, falei! rs

Conheça seu potencial, e suas limitações:

Autoconhecimento e autoestima são coisas muito importantes, porém muito negligenciadas. Saber que você é capaz encoraja e dá força. Quando sabemos onde está a nossa limitação, podemos ir atrás de conhecimento, mudanças, e corrigir as nossas falhas, ou adiar, se for o caso. É importante aprender a priorizar e planejar.

Escolha Metas para 2020 quantificáveis e com prazo definido

Qual o Principal objetivo que você gostaria de alcançar em 2020? Você já pode ter uma resposta na ponta da língua, mas espere aí! Não é tão simples assim.

Como definir as metas para 2020?

A escolha das metas para 2020 não pode ser aleatória. A metas precisam ser bem definas. Por isso, devemos estabelecer alguns critérios para sua escolha.

  1. Deve ser algo que trará um grande impacto
  2. Deve ser difícil, mas possível
  3. Tem que ser medido
  4. Tem que ter um prazo bem definido
  5. Tem que ter uma recompensa ou estímulo

Atendendo esses critérios a meta o deve se parecer mais ou menos com isso aqui:

  • Meu objetivo principal é perder 10 kg até 31/12 porque isso melhorará a minha saúde e a minha disposição. Vou me pesar e tirar fotos semanalmente para acompanhar o progresso. Se eu conseguir, me darei de presente um final de semana na praia e um biquini novo.

Use o seu Calendário de 2020

Calendário 2020

O calendário 2020 do Foco na Produtividade está disponível para download grátis. Faça o Download, imprima e já adicione a ele todos os compromissos. Ele já tem todos os feriados nacionais para facilitar. Tente já definir quando serão as férias, quais serão os meses mais complicados (entregas de projetos, eventos, etc) e tente não deixar as coisas para a última hora. Se você sabe que precisa entregar um relatório em junho, já crie uma pasta ou uma planilha e vá registrando todas as informações importantes que precisam ser coletadas. Estabeleça prazos intermediários para pré-entregas, por exemplo. Assim, não fica um trabalho impossível de se fazer em pouco tempo. Vá fazendo aos poucos – isso também lhe dá oportunidades para fazer revisões dos seus trabalhos.

Se a ideia é perder 10 kg, como citado acima, estabeleça quantos kg para cada mês, e vá avaliando suas conquistas. 🙂

Se você quer juntar dinheiro, estabeleça valores para cada mês e vá registrando o seus avanços.

Você pode ir registrando seu progresso com o habit tracker do calendário.

Desafie-se e Persista:

Como falei acima, a meta deve ser difícil, e você deve tentar ao máximo permanecer motivada a alcançá-la mesmo que a princípio pareça que não está tendo progresso. Não desista no começo. Se já não deu certo em Janeiro, não significa que não pode dar certo em fevereiro, ou em novembro, ou em dezembro.

Depois de definir as metas para 2020…

Escreva suas metas, coloque em um lugar sempre visível, fale com convicção para as pessoas (mesmo que pareça loucura) e, se for uma pessoa religiosa, ore por isso.


Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!
Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor.
Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus.
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus.
Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.
Tudo o que vocês aprenderam, receberam, ouviram e viram em mim, ponham-no em prática. E o Deus da paz estará com vocês.

Filipenses 4:4-9

Ajude outras Pessoas

É normal pensarmos apenas em nós mesmos, afinal, também temos tantas coisas a conquistar, mas ajudar outras pessoas traz alegria para quem é ajudado e para quem ajuda. Lembre-se, vivemos em comunidade, o bem do próximo é bem para mim também. Coloque nas suas metas para 2020 algum projeto social, um doação – de dinheiro ou de tempo. Faça isso com alegria, não pensando em recompensas ou reciprocidade. Dê o seu melhor, por amor!


Por fim, gostaria de desejar um feliz 2020 para você! Que esse ano que se inicia seja repleto de realizações, de amor e de esperança! Dificuldades virão, mas seja forte! Elas vão passar!

Um grande beijo!

Mira Melke

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply