Mais Feliz

Planilha para Planejamento de Viagem

dezembro 23, 2019

Se você também acha que planejar a viagem já é parte da alegria, você vai amar a Planilha para Planejamento de Viagem que trago para você hoje!

Não importa o seu destino, viajar sempre nos reservas surpresas. E para termos apenas boas surpresas precisamos fazer um ótimo planejamento de viagem.

Nossa sorte é que para praticamente qualquer destino conseguimos encontrar muitas informações em sites especializados, em blogs de viagem, no google maps, no TripAdvisor, no instagram, etc. Afinal, estamos sempre compartilhando nossas experiências.

A dificuldade, no entanto, é organizar todas essas informações e montar um roteiro de viagem que contemple seus desejos, otimize seu tempo e caiba no seu orçamento.

A inspiração para esse post veio do blog da Verônica. Ela escreveu o post Organização de viagem: alguns passos básicos para a elaboração de um roteiro organizado e eu recomendo muito a leitura.

Nesse post, ela utilizou a estrutura do planner semanal do Foco na Produtividade para ajudar na elaboração do roteiro de viagem. O roteiro dela ficou assim:

A Verônica usou o nosso planner semanal para planejar a sua viagem para Vancouver. 🙂

Fiquei super empolgada quando vi o artigo dela e meu primeiro pensamento foi: “Acho que preciso fazer um Planner para Viajantes”. E o meu segundo foi: “Eu preciso muito disso! Por que não pensei nisso antes?”.

O problema é que as viagens são tão diferentes e as pessoas são tão diversas. Como poderia contemplar todo tipo de viagem e de viajando com um planner? Não poderia.

Decidida a criar uma ferramenta que auxiliasse no planejamento de viagem, fiz uma extensa pesquisa sobre quais são as informações mais necessárias, os fatores para tomadas de decisão – sobre um destino ou outro e as questões financeiras envolvidas no processo.

A parte financeira mostrou-se essencial uma vez que é muito fácil perder o controle financeiro em uma viagem. A gente faz a conta da passagem e do hotel e acha que está tudo ok, mas um planejamento de viagem adequado contempla muito mais que isso.

A Solução que encontrei foi criar uma planilha para planejamento de viagem no excel. Ela é totalmente editável e você pode compartilhar com outras pessoas que farão a viagem com você. Vocês podem editar juntos. 🙂

Como funciona a planilha para Planejamento de Viagem no Excel:

O arquivo é dividido em 7 planilhas: Informações Gerais, Compra de Moeda Estrangeira, Listas de Tarefas Pré-viagem, Orçamento, O que fazer? Onde ir? O que comprar?, Cronograma Diário e Malas. Abaixo o Print de cada uma dessas abas.

Informações Gerais da Viagem:

Nessa planilha você deve preencher as informações gerais da viagem, como destino, datas, passagens – com número do voo, identificador, assentos, etc. Anote todas as informações sobre a hospedagem também, incluindo os endereços. É importante levar essas páginas impressas – vai que te perguntam as informações do hotel na imigração? Ou acaba a bateria do celular na viagem?

Compra de Moeda Estrangeira:

Ficar refém da flutuação de preços não dá! 

Se você está planejando uma viagem, vá comprando a moeda do local meses antes, de tempos em tempos, observando as baixas. Dessa forma, o que se paga pela moeda é um valor médio, e não o valor muito alto, ou muito baixo. 

Essa planilha foi elaborada para calcular automaticamente o total de moeda comprado e o valor médio em reais pago pela compra da moeda.

Lista de Tarefas Pré-Viagem

Cada destino e cada viajante tem a sua lista particular. Conheça bem as regras de imigração do local, se exige vistos, vacinas, etc. Verifique as temperaturas, avalie se precisa comprar algo para levar, etc. Também é possível indicar o Status da tarefa e a sua prioridade. Assim fica fácil planejar e priorizar.

Orçamento da Viagem

Todas as planilhas de planejamento de viagem que encontrava só incluiam o orçamento. Apesar de ser muuuito importante, planejar uma viagem só pensando no dinheiro é muito chato! Como ainda não somos milionários, essa é uma das planilhas mais completas – tive até que dividir em dois prints.

Estão incluídos todos os gastos possíveis: Passagens, Hospedagem, Transporte, Alimentação, Passeios e Atrações, Compras, Seguros, outros. Você pode antes de viajar fazer suas projeções e quando fizer as compras ou enquanto estiver lá preencher os valores reais.

O que fazer? Onde Ir? O que Comprar?

A planilha mais legal de todas! Nessa planilha a ideia é ir colocando tudo de legal que você tem vontade de fazer, todos os lugares que gostaria de conhecer e o que você gostaria de comprar.

A ideia é que a própria planilha te ajude na tomada de decisão, de acordo com a prioridade que você define e o custo. Quando um item recebe um check (é escolhido para ser feito), o seu custo é adicionado ao custo total e assim você pode escolher a melhor combinação de atividades de acordo com o seu orçamento. Legal né?

Essa planilha, no entanto, tem uma limitação de quantidade de itens, mas tem bastante linhas, umas 30, mais ou menos. Se exceder, crie uma nova aba e copie e cole tudo. 🙂

Cronograma diário de Viagem

O que fazer em cada dia?

A melhor dica nesse sentido é mapear as atrações, levando em consideração o tempo que se gasta em cada uma delas, e se decidir, se for adequado, fazer as atividades próximas num mesmo dia. Dessa forma, economiza-se tempo e transporte. 🙂

Use o google maps e crie uma lista para isso. Veja a minha lista de NY, cada local marcado era um ponto de interesse meu. Nas listas eu incluo pontos turísticos, lojas, restaurantes, os hotéis, etc. Amo o Maps e sou suspeita para falar.

Com os gastos e o mapa em mente fica mais fácil elaborar o cronograma diário. Tente não colocar muita atividade num dia só e se dê liberdade para conhecer coisas novas. Boa parte da graça da viagem é se surpreender. Faça um planejamento diário, mas não se apegue tanto. Vai que chove, e tudo precisa mudar? Ou você esbarra com uma apresentação de rua que chamou muito sua atenção. Esteja aberta à novidades. Vá desbravar!

Malas

Com tudo definido, falta só fazer as malas. Normalmente eu deixo para o dia anterior, mas a medida que vou lembrando de algum item necessário eu já adiciono na lista. Quando o item vai efetivamente para a mala, ele ganha um Check. 🙂


As planilhas, são totalmente auto-explicativas e tentei deixá-las bem simples. Você pode editá-las, preencher em conjunto com outras pessoas que farão a viagem com você, ou até copiar para as planilhas do google para compartilhar com quem quiser.

Minha dica é sempre ter uma versão na nuvem e uma versão impressa. Segurança nunca é demais, né?

Essa planilha é a mais completa que consegui encontrar na internet, mas ainda é uma versão de testes. Podemos ir modificando ela com as contribuições dos usuários.

Espero que gostem! Qualquer dúvida, perguntem nos comentários.

Um beijo! Mira Melke


Gostaria de Receber Novos Conteúdos Diretamente no seu e-mail?

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Calendário Mensal 2020 para Imprimir - Foco na Produtividade janeiro 27, 2020 at 4:05 pm

    […] Planilha para Planejamento de Viagem […]

  • Reply Calendário Mensal 2021 para Imprimir -Best Wishes - Foco na Produtividade setembro 22, 2020 at 5:26 pm

    […] Contém feriados nacionais em destaque e as principais datas comemorativas. Desse jeito fica fácil planejar viagens ou pequenas escapadas de final de […]

  • Leave a Reply