Mais Produtiva

Habit Tracker – O que é e como fazer?

outubro 1, 2019

Habit Tracker é uma ferramenta muito utilizada para controle e registro de hábitos novos que queremos desenvolver ou para acompanharmos a nossa evolução em determinados seguimentos da vida.

Se você chegou até aqui pesquisando esse termo, provavelmente você já deve ter visto esse termo por aí e ficou em dúvida sobre o que seria, ou sobre como você poderia implantar um Habit Tracker no seu dia-a-dia. Nesse post vou te dar algumas dicas práticas e colocar exemplos de como faço os meus registro.

Para facilitar a didática, dividi o Registro em três categorias. Cada hábito ou atividade que você gostaria de rastrear, vai se encaixar um desses tipos de registro. São eles: Binários, Qualitativos e Quantitativos. Detalharei cada um deles a seguir.

Habit Tracker com REGISTRO BINÁRIO

Nos dias que você realizar a tarefa, seja ela qual for, você a registra no quadradinho correspondente ao dia. Já nos dias que não realizar, você simplesmente deixa de pintar. No final do mês, se a maioria dos quadradinhos do mês estiverem pintados, é bem provável que você tenha conseguido assimilar o novo hábito. 

Esse é o modelo mais simples de Tracker. Um exemplo que posso dar é esse recorte do meu calendário de 2019 em que registrei os dias que acordei cedo. Algo que não gosto de fazer, deu para reparar, né?

Tracker Binário – Cumpri x Não Cumpri

Habit Tracker com REGISTRO QUALITATIVO

Já pensou em como monitorar o seu humor, sua disposição, comparando isso com o seu ciclo, por exemplo? Imagine o quanto de riqueza de auto-conhecimento isso não pode te trazer?

Usamos o Tracker qualitativo quando o que queremos registrar não é binário (sim ou não, fiz ou não fiz), mas também não conseguimos quantificar. Nessa sentindo, uma boa abordagem é utilizar escalas e legendas de cores, como fiz no tracker abaixo. Se você quer registrar desempenho, você pode classificar entre ótimo, bom, mediano, insuficiente, ruim, péssimo, e para cada um eleger uma cor (ou letras OBMIRP – caso canetas coloridas estejam em falta). A vantagem das cores é que a informação passa a ser visual e, de bônus, fica bonito e colorido.

Calendário com quadradinhos para registrar os hábitos no Habit Tracker
Tracker das Emoções – Não necessariamente de hábitos! Observe que temos uma legenda de cores!

Habit Tracker de REGISTRO QUANTITATIVO:

As vezes, o que queremos registrar pode ser medido. Nesses casos, é fácil utilizar o habit tracker de registro quantitativo. Alguns exemplos são horas de sono/trabalho, xícaras de café tomadas, quantidade de seguidores novos, vendas realizadas, etc.

Tudo que tem números, podemos registrar! E quem sabe, fazer contas!

Apontamento das horas de sono
Tracker Quantitativo – Horas de Sono

Não importa o tipo de tracker que você escolher fazer, nem o que você quer registrar, o importante é que você escolha alguns hábitos para trabalhar por mês e se empenhe de verdade para assimilá-los. 

Vídeo – Como criar e Manter Hábitos

Abordagem científica e autoconhecimento:

Quem tem um perfil autocentrado e gosta de traçar relações, pode gostar muito dessa ferramenta. No exemplo abaixo, que nada mais é que os dois anteriores juntos, faço um paralelo entre a quantidade de horas de sono e o meu humor naquele determinado dia. Dessa forma, posso determinar empiricamente a quantidade ideal de horas de sono para mim. Legal, né?

Relação entre horas de sono e humor - feita utilizando habit trackers

O que Registrar no Habit Trackers?

Abaixo você encontra uma lista com 15 hábitos saudáveis para serem trabalhados. Você pode escolher a cada mês um conjunto dessa lista, ou criar um hábito só seu. 

  1. Horas de Sono
  2. Exercício Físico
  3. Alimentação
  4. Remédios 
  5. Vícios (deixar de fumar, tomar refrigerante, jogar, redes sociais) 
  6. Ingestão de água, café, etc
  7. Hobby
  8. Tarefas domésticas 
  9. Ajudar alguém
  10. Leitura
  11. Meditação 
  12. Rotina de Cuidados (pele, cabelo) 
  13. Estudo 
  14. Controle Financeiro (gastos conscientes) 
  15. Trabalhar em um novo Projeto

A melhor parte é olharmos para os quadradinhos preenchidos no final do mês e ficarmos felizes com nossas conquistas! 

MUDANÇAS

Fizemos uma grande atualização no Habit Tracker. A sugestão veio de uma leitora e eu amei!

Agora podemos rastrear mais hábitos ao mesmo tempo e podemos facilmente identificar o dia correspondente.

No novo modelo temos 5 linhas de Habit Trackers e ficou mais fácil o acompanhamento mensal!

Calendário 2020 para download grátis - Modelo Mensal
Calendário 2024 disponível aqui

Ainda não comecei a usar, mas fiz um teste com o novo tracker! A princípio eu tinha achado os quadradinhos bem pequenos, mas depois que preenchi, percebi que são do tamanho ideal, principalmente se for uma pessoa prática e ficar feliz fazendo x.

Detalhe do Calendário mostrando o habit tracker preenchido
Modelos de Habit Trackers

Por mais que eu me considere uma pessoa que tenta ser organizada, tenho certeza que as minhas ferramentas de organização precisam ser as mais simples e práticas. Não tenho tempo para manter um Planner, ou um Bullet Journal (esse estou tentando muito usar, até para passar o meu ponto de vista para vocês). Por isso, meu calendário é o meu companheiro na elaboração da minha agenda (entenda agenda como as tarefas, eventos do dia-a-dia e não a agenda física), ele fica pregado na minha geladeira e nele marco todos os meus compromissos e faço o registro dos meus “hábitos”. Te convido a fazer o mesmo! Baixe o calendário e use o habit tracker que está na parte inferior de cada mês.

Espero que tenham gostado de conhecer o habit tracker e aprender algumas maneiras de usá-los. Lembrando que o importante não é a estética, mas sim, te motivar a cumprir suas tarefas, desenvolver um hábito saudável e/ou se conhecer melhor.

Se ficou alguma dúvida, fique a vontade para perguntar!


E se quiser conhecer ainda mais sobre habit trackers e quiser partir para versões mais criativas (não pré-fabricadas por mim), recomendo que leia esse post da Maki do blog desancorando sobre Habit Trackers para Bullet Journal.

You Might Also Like

19 Comments

  • Reply Calendário Mensal 2020 para Imprimir - Foco na Produtividade outubro 2, 2019 at 4:53 pm

    […] Habit Tracker (esse monte de quadradinhos na parte inferior) também é um recurso muito usado em Planners ou […]

  • Reply Alexandra outubro 3, 2019 at 3:36 pm

    Ain… já vou fazer todos os downloads possíveis rsrsrsrsrs…. amei Mira, já uso o calendário de 2019 e amo. Acho ele super lindo e se adapta perfeito aos meus compromissos esse modelo mensal. Confesso que, quando imprimi o calendário de Out/19 ainda não tinha vindo aqui então, fiquei na ansiedade e assim que deu já despenquei por aki pra procurar kkkkkkk… Bjos e parabéns pelo ótimo trabalho!

    • Reply Mira Melke outubro 4, 2019 at 4:59 pm

      Muito Obrigada, Alexandra! É muito bom receber esse tipo de feedback!
      Um beijo!

      • Reply Beatriz Silva outubro 2, 2021 at 8:44 pm

        Obrigada, linda!
        Deus te abençoe sempre 😚

  • Reply Planner 2020 completo só com Arquivos Grátis! - Foco na Produtividade novembro 18, 2019 at 1:49 pm

    […] Não sabe o que é um habit tracker? Explico sobre eles aqui. […]

  • Reply Metas para 2020: Otimistas e Possíveis - Foco na Produtividade dezembro 30, 2019 at 11:10 am

    […] boa dica é olhar suas anotações e o calendário de 2019. Seus compromissos, os hábitos que desenvolveu e registrou, […]

  • Reply Planner Semanal para Imprimir - Foco na Produtividade junho 15, 2020 at 3:52 pm

    […] por exemplo, ficar sem comer açúcar por uma semana. Logo abaixo, temos um habit tracker semanal. Tenho um post falando só sobre habit tracker aqui. Mas resumindo um pouquinho, ele serve para registrarmos o cumprimento ou não de atividades que […]

  • Reply Millu Alves setembro 29, 2020 at 1:33 pm

    Mira, estou encantada com seu trabalho!
    Estou em busca de organizar a vida e acho que seu material vai me ajudar muito.
    Só fiquei com uma dúvida, (me desculpe pela ignorância). Porque precisamos de um planner mensal e outro semanal?
    Obrigada e parabéns!

    • Reply Mira Melke setembro 29, 2020 at 3:17 pm

      Oi Millu. O planner ideal é aquele que funciona para a gente! Aqui eu disponibilizo opções. Tem gente que gosta de associar os dois, tem gente que se vira bem só com o mensal. Mas a ideia é detalhar mais os compromissos, tarefas, etc no semanal e no mensal colocar apenas um resumo, os prazos, eventos, etc. Se para você basta ter uma visão mais geral e é a sua primeira experiência, escolha o mensal. Se gosta de agendar todas as tarefas e quer mais espaço para escrever, vá de semanal. 🙂
      Espero que tenha ajudado!

  • Reply Millu Alves setembro 29, 2020 at 3:29 pm

    Sim, ajudou muito!
    Por seu trabalho e por sua atenção quero fazer a doação.
    Abraço!

    • Reply Mira Melke outubro 1, 2020 at 2:16 pm

      Millu! Muito obrigada! Estou sempre por aqui! Um beijo!

  • Reply Calendário Mensal 2021 para Imprimir -Best Wishes - Foco na Produtividade novembro 11, 2020 at 7:03 pm

    […] O Habit Tracker (esse monte de quadradinhos na parte inferior) também é um recurso muito usado em Planners ou Bullet Journals. O Objetivo dele é acompanhar o cumprimento de uma atividade ao longo do mês. Você pode usá-lo para registrar o uso de um remédio, o cumprimento da dieta, horas de estudo ou sono, até o seu humor, se quiser. […]

  • Reply Ana D'ávila dezembro 21, 2020 at 2:10 pm

    Mira, mais uma vez muito obrigada! Preciso me organizar e vc nem imagina como vc nos ajuda com sua generosidade. Que Deus abençoe vc e todos os seus!
    Feliz natal e um ano novo repleto de realizações, saúde e muita paz e amor.
    Grande abç!!
    Ana

  • Reply MÁGDA BRAGA novembro 24, 2021 at 9:45 pm

    Ei Mira,
    Sempre uso seus planner, mas não estou conseguindo Baixar!
    Estou super triste…

  • Reply Calendário 2023 para Imprimir com Feriados - Foco na Produtividade novembro 1, 2022 at 8:21 pm

    […] mensal você encontra um quadro para metas, quadro de listas importante, notas e um excelente Habit Tracker para controle de […]

  • Reply Calendário 2024 para Imprimir - Foco na Produtividade dezembro 16, 2023 at 11:23 am

    […] para fazer anotações, quadro para metas, quadro de listas importante, notas e um excelente Habit Tracker para controle de […]

  • Leave a Reply