Mais Produtiva

Aprendendo a Priorizar e Planejar

novembro 12, 2018

Você pode ouvir, baixar e compartilhar esse conteúdo em audio!

Você se sente perdida, com um milhão de tarefas nas suas listas sem saber por onde começar? Precisa de mais horas no seu dia para conseguir dar conta de tudo que tem para fazer? Você não está sozinha! Falta de tempo é um dos principais fatores apontados como razões para não se alcançar objetivos e metas.

Mas será que os seus objetivos e metas estão bem definidos?

Vamos às definições:

OBJETIVO: O que se pretende alcançar, realizar ou obter; propósito.

META: Um objetivo “almejado” que pode ser mensurado e claramente definido.

Dessa forma, se o seu objetivo é, por exemplo, ter a casa própria, você deve colocar como meta juntar e investir uma determinada quantia de dinheiro (pré-definida por pesquisa) todos os meses para que possa alcançar o seu objetivo num prazo determinado. Você também tem que estudar/avaliar o método que será utilizado, mesmo que no meio do caminho, a ideia mude. P.ex.: vou financiar 50% comprando uma casa pronta ou vou construir.

Mas, Mira, falar em metas e objetivos e citar compra de imóveis como exemplo parece algo de longo prazo, pouco aplicável no dia-a-dia.

Será?

Não são as pequenas atitudes e decisões do dia-a-dia que nos fazem alcançar os nossos objetivos maiores? Não é a dieta e a abnegação no dia-a-dia que nos faz emagrecer? Não é o deixar de gastar com o que a gente quer, mas não precisa, que nos traz segurança financeira e nos permite fazer escolhas menos arriscadas e realizar sonhos?

Recentemente conseguimos realizar o sonho de conhecer NY, foram quase 4 anos entre estabelecer o objetivo e realizá-lo, mas, para nós, foi uma grande vitória. Escrevi sobre a nossa viagem nos posts Nova York e Boston: Primeiras Impressões da Metrópole do Mundo e Roteiros de Nova York: Como aproveitar com o dólar nas alturas ambos no meu outro blog. 

Com os objetivos e metas bem definidos devemos fazer as escolhas conscientes do dia-a-dia. Pense: Quais atitudes estou tomando hoje para alcançar o meu objetivo lá na frente? O que eu estou fazendo agora, neste exato momento, contribui para eu chegar onde eu quero? Dessa forma eu estou ficando mais perto ou mais longe do meu objetivo? Dependendo das suas respostas, a sua mentalidade e as suas atitudes precisam ser mudadas.

ATENÇÃO, eu não estou defendendo abnegação acima de tudo, não estou dizendo para você deixar de fazer coisas que gosta e que te dão prazer por um objetivo maior. Essas coisas são necessárias para manter a nossa mente saudável.  Por outro lado, a permissividade também não é saudável. Dar a uma criança todos os brinquedos que ele quer não vai fazer ela uma criança melhor. Muito pelo contrário. O mesmo vale para você! Você não tem que ter tudo que você quer, mesmo que você fale para você mesmo que trabalha muito e, por isso, você merece!!

MATRIZ URGENTE – IMPORTANTE

Um método que já citei aqui no blog, no post, 3 técnicas simples para você ser mais produtiva que eu tento aplicar sempre na vida é a Matriz Urgente-Importante. Ela me ajuda a priorizar as atividades que tenho que realizar de acordo com a sua relevância e a sua urgência, sempre tendo em mente que o objetivo é ANTECIPAR as coisas importantes, para que elas não se tornem urgentes a tal ponto de se tornarem inalcançáveis.

Corte do Workshop de Produtividade e Organização Pessoal – Disponível no YouTube
Matriz Urgente Importante: Disponível para Download em .pdf!

Se eu quero comprar uma casa, eu tenho que ir atingindo a minha meta de economia, mês a mês e não deixar para pensar nisso quando estiver faltando 6 meses para o prazo que eu estipulei. Se eu quero passar em uma prova, um vestibular, um concurso, não posso deixar para estudar só na última semana.

Priorizar e Planejar é um exercício que deve ser feito de tempos em tempos.

Eu gosto de fazer isso semanalmente, mas tudo bem se você achar que precisa fazer isso todos os dias, ou somente, mês a mês.

Crie uma lista de “tarefas” e categorize as “tarefas” de acordo com a sua urgência e sua importância.

As vezes, você acaba percebendo que algo que estava na sua mente, te perturbando, não é tão importante assim e simplesmente não precisa ser tomada nenhuma atitude a respeito. Ou você percebe que tem algo muito importante que irá lhe tomar mais tempo e mais esforço e que precisa ser priorizado, pois é isso que vai te ajudar a alcançar aquele objetivo maior.

Foque em separar um tempo determinado para as atividades importantes mas não urgentes, mesmo que no momento, você esteja lutando com coisas urgentes e importantes. Se você conseguir trabalhar as tarefas importantes mas não urgentes no tempo certo, elas não chegarão a ser urgentes e você se sentirá mais realizado, além de evitar o estresse.

Como criar Rotinas?

Uma outra forma interessante de priorizar e planejar é criar rotinas!

A gente funciona muito bem com rotinas. Se você estabelecer que toda segunda-feira é dia de fazer os pagamentos da semana, na segunda você antecipa tudo que vence naquela semana, até a próxima segunda-feira. O mesmo vale para compras, tente determinar tudo que será necessário comprar concentrar tudo em um dia da semana. Você pode gastar mais tempo naquele dia específico, mas isso evita que surjam necessidades no meio do caminho que precisam de uma ação urgente. E normalmente, a falta de planejamento acaba nos fazendo gastar mais tempo e mais dinheiro. Não é o que queremos, certo?

Rotinas podem ser diárias, como acordar todos os dias na mesma hora, ou semanais, como separar dias específicos da semana para atividades específicas. Tendo rotina, e sabendo com antecedência tudo que precisará ser feito, a gente evita surpresas e fica mais preparado e disponível para resolver problemas quando esses surgirem, mesmo que nos forcem a mudar a nossa rotina um pouquinho.

Espero que esse post tenho te ajudado a pensar um pouquinho mais sobre como você organiza as suas atividades e como priorizar e planejar melhor o seu dia-a-dia, tendo sempre em mente os seus objetivos maiores e suas metas.

Se ficou alguma dúvida ou se você gostaria de contribuir para esse discussão, por favor, deixe nos comentários. Vamos conversar sobre isso!

Um grande beijo e até o próximo post!

You Might Also Like

3 Comments

  • Reply O PODER DA AÇÃO - RESUMO E CRÍTICA - Foco na Produtividade agosto 27, 2019 at 4:23 pm

    […] Estabeleci a minha meta audaciosa: UMA SEMANA para 252 páginas. E recomecei a leitura. […]

  • Reply Metas para 2020: Otimistas e Possíveis - Foco na Produtividade dezembro 30, 2019 at 11:11 am

    […] Autoconhecimento e autoestima são coisas muito importantes, porém muito negligenciadas. Saber que você é capaz encoraja e dá força. Quando sabemos onde está a nossa limitação, podemos ir atrás de conhecimento, mudanças, e corrigir as nossas falhas, ou adiar, se for o caso. É importante aprender a priorizar e planejar. […]

  • Reply 4 Planners Semanais para Imprimir Grátis - Foco na Produtividade fevereiro 7, 2023 at 10:11 am

    […] os compromissos, tarefas e anotações importantes. Além disso, os planners semanais te ajudam a priorizar o que é essencial e focar na realização daquilo que é importante de verdade. Usando os planners, todo o […]

  • Leave a Reply