Mais Produtiva

É Novembro, vai dar tempo!

novembro 1, 2019

Eu sei, o ano passou rápido. Os planos não foram todos cumpridos, e sempre tem aquela coisinha que ficou para depois. Daqui a pouco é Natal e você não conseguiu realizar nem metade do que queria. Estou certa?

Faça o Download do Calendário Mensal 2019!

No post de hoje, meu objetivo não é te alarmar. Muito pelo contrário. É te tranquilizar e te ajudar a bolar uma estratégia para as coisas começarem a dar certo ainda em 2019.

Eu não sei quais foram os seus objetivos para o Ano, mas tenho certeza que as dicas a seguir vão te ajudar a fechar o ano com a sensação de dever cumprido.

Princípio de Pareto ou Regra 80/20:

Você já ouviu falar no Princípio de Pareto?

Ele é muito utilizado no mundo dos negócios, mas pode ser aplicado a muitos outros aspectos, inclusive em questões pessoais.

Ele diz que para muitos eventos, aproximadamente 80% dos efeitos vêm de 20% das causas.

Pensando nisso, nossa tarefa é identificar os nossos 20%. Ou seja, aquilo que ainda podemos fazer nesse restinho de ano, que vai trazer um efeito muito significativo. Depois de identificados os 20%, nosso meta será focar nesses 20%, pois são eles que trarão 80% dos resultados.

Para entender um pouco melhor esse princípio, assista esse vídeo!

Qual o Principal objetivo que você gostaria de alcançar ainda esse ano?

Você já pode ter uma resposta na ponta da língua, mas espere aí! Não é tão simples assim.

Como definir um objetivo, ou, critérios de escolha do Objetivo?

A escolha do objetivo não pode ser aleatória. Tem que ser bem defina. Por isso, devemos estabelecer alguns critérios para a escolha do objetivo.

  1. Deve ser algo que trará um grande impacto
  2. Deve ser difícil, mas possível
  3. Tem que ser medido
  4. Tem que ter um prazo bem definido – que pode ser até o fim do ano. 😉
  5. Tem que ter uma recompensa ou estímulo

Atendendo esses critérios o objetivo deve se parecer mais ou menos com isso aqui:

Se você quer melhorar a sua saúde e ter mais disposição:

  • Meu objetivo principal é perder 10 kg até 31/12 porque isso melhorará a minha saúde e a minha disposição. Vou me pesar e tirar fotos semanalmente para acompanhar o progresso. Se eu conseguir, me darei de presente um final de semana na praia e um biquini novo.

Se você é um comerciante que quer aumentar as vendas

  • Meu objetivo principal é aumentar em 30% as vendas porque ganharei um bom bônus ou uma promoção. Vou fazer um controle detalhado das vendas e dos clientes. Se eu conseguir, comprarei o celular que eu tanto quero.

Note que eu não destaquei o COMO fazer. Nesse momento, o que é importante é que você defina O Quê e o Porquê, como medir, e qual o prêmio.

Quais ações posso realizar?

Fonte da Imagem: QuestionPro

Com o objetivo muito bem definido, vamos partir para o COMO. Lembrando que 20% das ações, são responsáveis por 80% dos efeitos.

Primeiro, faça uma lista de todas as possíveis coisas que você pode fazer para alcançar o objetivo.

Para o objetivo de emagrecer eu posso:

  • Tirar o açúcar da Dieta
  • Tirar Carboidratos da Dieta
  • Fazer 1 hora de caminhada todos os dias
  • Jejum intermitente
  • Beber água quando sentir fome nos intervalos das refeições
  • Contar calorias
  • Fazer coisas a pé ou de Bicicleta – deixar o carro em casa
  • Correr 3 vezes por semana
  • Tomar remédios
  • Tomar chás / água com limão
  • Fazer massagens modeladoras
  • Fazer sauna
  • Ir na academia

Para o objetivo de aumentar as vendas, eu posso:

  • Vender on-line
  • Cadastrar o Whatsapp dos melhores clientes para avisar de novidades
  • Fazer um curso de vendas
  • Anunciar em alguma mídia
  • Analisar os produtos que tem maior recepção pelos clientes e oferecer quando fizer uma outra venda
  • Fazer Promoções
  • Contratar um influenciador

E a lista não para de crescer…

Dessa lista que você elaborou, quais as coisas que trazem o maior impacto? Quais são as atitudes que consigo implementar com maior facilidade? Vou precisar de ajuda (personal, nutricionista, alguém para preparar sua comida, um novo funcionário, um consultor, um especialista em redes sociais, um professor)?

Identificar as principais atitudes também exige análise, testes, pesquisa, auto-conhecimento, e acima de tudo Informação. Buscar conhecimento na área específica é a melhor forma de identificar o que pode dar certo para você e o que seria apenas perda de tempo ou de dinheiro. Toda informação (desde que comprovada) que ajude é bem vinda nessa hora. Conhecer e se aconselhar com pessoas que fizeram o que você quer fazer também é um excelente começo e com certeza ajudará no planejamento tático.

O Plano Tático

Para alcançar o seu objetivo você deve escolher quais serão as poucas coisas que você vai fazer para alcançar o maior efeito possível. E você vai ignorar todas as outras coisas que também poderiam ser feitas. Ou seja, você vai focar a sua energia, o seu esforço, APENAS nas coisas que foram definidas.

Não adianta você cortar de uma vez só todas as coisas que você gosta de comer porque você não conseguirá seguir a dieta. Não adianta correr quando não se tem preparo físico para isso.

Não adianta querer vender online se você não possui uma estrutura capaz de fazer as entregas. Não adianta fazer promoções de coisas que não tem estoque suficiente.

Para medir e controlar o seu desempenho você pode usar um Habit Tracker, por exemplo!

Defina claramente a sua tática. Meça constantemente para saber se está chegando mais próximo do objetivo com aquela ação. Se não, mude a tática. A informação (os dados e o conhecimento) são seus melhores amigos nessa hora. Você precisa saber medir para saber se está caminhando para o resultado!

Sucesso é Sequencial!

Não espere um sucesso instantâneo. É a soma dos pequenos esforços de todos os dias que leva ao sucesso. São as pequenas atitudes que quando postas umas sobre as outras, tem o poder de gerar um crescimento exponencial.

A ideia é a mesma de investimento, são os aportes que fazem o seu patrimônio crescer em menos tempo! Para saber mais sobre isso, leia o post Investidora iniciante: primeiros 100 dias.

Por isso, nesse comecinho de Novembro, quero te convidar a refletir sobre o que te move e o que é mais importante para você. Gaste o seu fim de semana pensando nisso e tente elaborar um plano tático para alcançar o seu objetivo ainda em 2019.

Ainda temos quase 20% de ano pela frente. Vai dar tempo!


Receba novos conteúdos diretamente no seu e-mail:

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply