Mais Feliz

10 dicas para enfrentar períodos de Estresse

dezembro 9, 2019

Dia 28 de Novembro enviei um e-mail para quem assina a Newsletter do Foco na Produtividade. O tema do e-mail era uma atualização no Planner Semanal, mas senti que devia uma satisfação para as 765 pessoas que esperam um e-mail sobre conteúdos novos do blog. Dizia assim:

Infelizmente, essa semana não teve post novo, mas quero te avisar de uma atualização que fiz a pedido de uma leitora. 

Primeiramente, gostaria de me explicar. Estou no final de semestre da faculdade e tento ser uma aluna dedicada (rs). Por isso, decidi priorizar esse aspecto da minha vida nessas semanas. Sim! Isso significa que semana que vem também não teremos post novo. 🙁

Depois que a correria passar, posso fazer um post especial sobre o quanto é importante a gente se preparar para os períodos de stress.

Mira Melke num e-mail para seus leitores…

A correria passou. E aqui estou, para fazer o tal post e passar 10 dicas para enfrentar períodos de estresse.

Antes de tudo, é importante que a gente saiba que esses períodos de estresse vão chegar. No meu caso foi um fim de semestre conturbado na faculdade, com muitas provas e trabalhos para entregar, mas poderia ser uma entrega importante no trabalho, a chegada de um bebê – e o puerpério, a preparação para um evento importante (quem nunca ouviu a expressão “Bridezilla”), ou uma viagem. Algumas dessas coisas são maravilhosas, mas mesmo assim, carregam consigo muita ansiedade, insegurança, e estresse.

Vale lembrar que o estresse é importante:

“É preciso estresse para viver. É ele que nos faz levantar e ir atrás do que queremos ou precisamos, com algum grau de satisfação. O problema é quando se torna excessivo e supera nossa capacidade de adaptação ou quando persiste por muito tempo”

Selma Bordin, psicóloga do Hospital Israelita Albert Einstein. Em artigo “Tudo sobre o estresse” publicado pelo hospital.

Para lhe contar como me preparo para momentos de estresse, quero te contar duas experiências, que trouxeram grandes ensinamentos para mim.

  • Certa vez ouvi uma pessoa dizer despretensiosamente que “quando a gente marca alguma coisa, essa coisa chega”. É simples assim! Mas a gente pode, ou não, estar preparada.
  • Na época que trabalhava com eventos, o meu papel era prever e estar pronta, para o imprevisível.

Poderia terminar o post por aqui, porque é basicamente isso. Precisamos saber quando vamos enfrentar os problemas e estar preparados para os imprevistos, porque eles vão acontecer. E quando eles acontecem, nossos nervos sentem e as coisas ficam cada vez pior. Mas eu falei que seriam 10 dicas, né?

Esse foi o meu mês de Novembro!

Para saber exatamente o quando vou precisar enfrentar períodos de estresse eu anoto tudo no calendário que fica pregado na minha geladeira. Não preciso dizer que ele está disponível para download gratuito aqui no blog, né?

Não quero fazer esse post só sobre mim e o fim de semestre, mas é uma boa ilustração. Espero que entenda.

De 21/11 a 04/12 eu tive 3 provas, 4 entregas de trabalho e dois eventos super importantes: o encerramento de ano na escolinha da minha filha e o chá de bebê da minha cunhada em outra cidade. Além disso tudo, fiz um bate e volta super cansativo em São Paulo para acompanhar meu marido em uma consulta médica.

Foram duas semanas muito intensas, mas eu estava preparada para isso.

Mas afinal, como enfrentar períodos de estresse?

  1. Saiba quando ele vai chegar – coloque todos os compromissos e dead-lines no calendário, faça um planejamento detalhado.
  2. Esteja preparada para os imprevistos
  3. Antecipe o que for possível (eu costumo pagar as contas, fazer uma compra maior de supermercado, chamar alguém para me ajudar com a casa, etc)
  4. Mude seu planejamento se for necessário – adie ou cancele compromissos e não se sinta culpada por isso.
  5. Esteja descansada no começo (eu tirei uma semana de férias entre 2 e 9 de Novembro)
  6. Permita-se pequenas recompensas ao longo do caminho – eu gosto de sorvetes. 🙂
  7. Lembre-se que sono, boa alimentação e exercício físico são aliados e não perda de tempo.
  8. Não tenha medo ou vergonha de pedir ajuda.
  9. Pense numa recompensa maior para quando tudo passar.
  10. Não desista! Vai passar!

Entenda que a vida é dinâmica e a gente tem que fazer nossos planos pensando nisso. Os planos podem mudar, não temos controle sobre tudo e temos que nos adaptar, sermos flexíveis. Nem sempre vamos dar conta, mas se tivermos visão do todo com antecedência, podemos estar mais preparados para enfrentar períodos de estresse.

Sheldon - Enfrentar períodos de estresse
Respira…

Mais uma vez, peço desculpas pelas duas semanas que fiquei sem publicar nada novo aqui no blog, mas precisei fazer mudanças no meu planejamento para conseguir dar conta do fim de semestre, conforme item 4 (rs).

Agora que o estresse passou, posso dizer, não foi nada tranquilo, mas eu venci! Estou de férias da faculdade e vou poder me dedicar mais ao blog e a planejar uma viagem que sonho há anos. Finalmente a realizaremos em Fevereiro.

Estou muito feliz e empolgada com a viagem que estou pensando em fazer um post sobre planejamento de viagens, o que acha? Será que esse planejamento também será estressante?

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Jessica dezembro 17, 2019 at 8:53 am

    Estou adorando o conteúdo do seu blog, está casando com os momentos atuais da minha vida, sobre organizar a rotina, mudar planos e não se sentir culpada..e muitas outras coisas…Beijos e ótimas festas

    • Reply Mira Melke dezembro 17, 2019 at 10:19 am

      Que bom, Jessica! As vezes a gente fica tão fixo em algo que esquece que podem existir coisas melhores por aí… rs
      Boas Festas!

    Leave a Reply