Segundo cérebro digital – Como criar? [Resumo]

abril 4, 2024

“O segundo cérebro é um repositório de tudo que você vai querer acessar quando estiver concentrado em um trabalho. É um ambiente criativo em que você pode entrar a qualquer hora e em qualquer lugar para colocar a mão na massa”.

Tiago Forte

Com que frequência você tem que pesquisar ou perguntar algo que você já deveria saber? Quantas vezes já tentou lembrar de algo que seria interessante usar mas não conseguiu encontrar? O botão salvar na rede social é apenas uma ferramenta para enviar para o além algo que você achou interessante num momento de depois esqueceu?

O que é o Segundo Cérebro?

foto do livro criando um segundo cérebro de Tiago Forte
Criando um segundo cérebro – Tiago Forte – Ed. Sextante

Link para compra do livro pela Amazon – use esse link para colaborar com o blog!

O segundo cérebro é uma metodologia, desenvolvida pelo Tiago Forte, que sistematiza a criação, organização e uso de notas num ambiente digital. A ideia principal é fazer uma gestão do conhecimento pessoal numa ferramenta de fácil acesso e buscável, onde quer que você esteja.

Particularmente eu utilizo o Notion como minha ferramenta central para organizar minhas atividades diárias, meus planos e projetos, as finanças da casa e da empresa, e diversos outros assuntos que são importantes para mim. Meu sistema me ajuda inclusive a criar post melhores, mais estruturados e otimizados. Nele eu guardo citações, referências, imagens, fontes, e tudo que pode me ser útil em algum artigo futuro, por exemplo.

Se quiser saber mais sobre o Notion, recomendo o artigo do Tecnoblog – O que é e como usar o Notion [Guia para iniciantes] e os conteúdos do Sebastian (O Mago do Notion).

Hero image with logos of the best note-taking apps
fonte da imagem: Zapier – Best Note Taking Apps

Não quero falar especificamente sobre a ferramenta (posso fazer isso outro dia), mas sim, sobre como é essa metodologia para que você possa aplicar seus princípios na sua vida e no seu trabalho, fazendo de você uma pessoa mais organizada, mais criativa e mais produtiva.

O Método CODE

CODE é um acrônimo para Capturar, Organizar, Destilar e Expressar, que são os quatro processos que o Tiago Forte descreve como importantes para você criar de um segundo cérebro eficiente.

  • Capturar
  • Organizar
  • Destilar
  • Expressar

Vou resumir rapidamente cada uma dessas letrinhas (e seguir, quase que capítulo por capítulo do livro) e deixo claro aqui que não são minhas palavras, quando estiverem entre aspas.

Inserir o Vídeo aqui.

Não se esqueça de deixar seu like se você curtiu o conteúdo e se inscrever no canal para não perder os próximos vídeos! Ah, e compartilhe com aquela pessoa que também vai adorar essas dicas!

Capturar

A ideia é que você possa criar um banco de dados de conhecimento com tudo aquilo que pode ter importância para você um dia. Podem ser citações de livros que você leu, fotos, ideias, uma história ou reportagem interessante que viu em algum lugar, estatística, referências, resultados de uma pesquisa, pensamentos, reflexões, memórias, e tudo que você considere ser um ativo de conhecimento. Pense que você é um curador exigente.

“Um Ativo de conhecimento é qualquer coisa que possa ser usada no futuro para resolver um problema, economizar tempo, explicar um conceito ou aprender com a experiência passada”.

Tiago Forte

Capturar, Anotar, Salvar, deve ser um hábito que exija pouco esforço. Te fará mais atento e poupará tempo e energia no futuro.
Sempre mantenha a fonte para referência

Organizar

O organização deve ser feita de modo a aumentar a sua produtividade ou criatividade. Evite acumular informações demais pois existe um risco de passar muito tempo gerindo as informações em vez de colocá-las em prática. Para isso, o Tiago recomenda outro acrônimo: o PARA, que consiste em:

  • PROJETOS: Esforços Atuais – curto prazo
  • ÁREAS: Responsabilidades – “perene”
  • RECURSOS: Temas ou interesses para o futuro
  • ARQUIVOS: Itens inativos das outras categorias (Projetos acabados/abandonados, tudo que não precisa estar mais no “radar”)

Você pode criar um sistema de pastas ou subpastas dentro das suas ferramentas ou aplicativos que usa, de forma a abrangir todas as áreas da sua vida. Você pode migrar o conteúdo entre as pastas ao longo do tempo.

“Organização é a tarefa simples a ser superada para que possa passar para o trabalho mais importante em seguida”.

Tiago Forte

Por fim, o autor recomenda organizar de acordo com a UTILIDADE, sem preciosismo, e de forma BUSCÁVEL.

Destilar

Destilar é extrair a essência de um conteúdo para facilitar encontrar as melhores ideias e informações, tendo em mente o que é mais importante, interessante e impactante. Considerando também como você pode utilizar isso no futuro.

O autor recomenda um processo que consiste em Capturar a nota, e, num segundo momento, destacar os trechos mais importantes. Numa próxima interação com o conteúdo, recomenda, selecionar os prontos-chave dentro dos destaques e para temas que são de grande importância para você e que você precisa revisitar com uma certa frequência, o Tiago Forte recomenda fazer um resumo executivo em tópicos, contendo apenas a mensagem principal da nota.

Expressar

Essa é a etapa em você pode expressar toda a sua criatividade e dar a sua contribuição fazendo aquilo que você faz de melhor.

“A criatividade emerge do esforço cotidiano de reunir e organizar nossas influências”.

Tiago Forte

A seguir algumas dicas para ganhar produtividade na hora de produzir o seu próprio conteúdo.

  • Recicle o conhecimento para que ele possa ser útil novamente.
  • Não espere até que tudo esteja perfeitamente pronto para compartilhar o que sabe.
  • Use blocos de construção (pacotes intermediários).
  • Sempre cite as fontes e dê crédito aos autores
  • Não tente criar nada do zero. (Busque modelos, referências, protocolos, melhores práticas, explore e combine esses recursos em algo novo).

Um bom exemplo de modelo são os planners do Foco na Produtividade que você pode utilizar no seu dia a dia para estruturar. a sua rotina.

Minha Experiência com o Livro Criando um Segundo Cérebro:

Não foi um livro muito fácil de ler, preciso confessar, porque tem um caráter mais técnico. No entanto, ele é bem contextualizado, o que facilita bastante o entendimento e o Tiago ainda mostra vários exemplos do dia a dia dele e apresenta prints do seu repositório digital para entendermos como o método CODE funciona na prática.

Recomendo que acessem o buildingasecondbrain.com, o site do próprio Tiago, em inglês, onde ele dá dicas de aplicativos e mostra muitos exemplos de utilização do segundo cérebro em vídeo.

Pessoalmente, estou implementando muitos conselhos que tirei do livro, mas nem tudo faz sentido para o meu estilo de trabalho. Portanto, acabei fazendo algumas adaptações no Método Code. O que é, inclusive, incentivado pelo próprio autor, uma vez que as realidades são diferentes.

Eu preferi organizar meu sistema digital como faço com o meu mapa mental pessoal (num nível mais alto estão as áreas importantes e os recursos e projetos são salvos dentro das suas áreas específicas). Separadamente, implementei a pasta arquivos para guardar itens que não fazem mais parte do meu escopo atual mas que tenho interesse em manter guardados. E assim ficou o meu Notion.

De todo o livro, a parte que mais ressoa comigo e que sinto que tem maior aplicação para mim é a questão do Pacotes Intermediários. Na minha cabeça, apenas o resultado final de algo era importante e não importavam muito as pequenas partes menores do processo. Adotar a visão dos pacotes intermediários me fez enxergar que qualquer parte, mesmo uma parte pequena de um projeto, como progresso e como um recurso que pode ser reaproveitado, reciclado e tem a sua importância. Acho que esse foi o meu maior aprendizado. Sobre isso, ele fala:

Aprendemos que é importante trabalhar com o objetivo em mente, mas ao focar apenas no resultado, estamos cometendo uma falha: Todo trabalho intermediário – as notas, os rascunhos, esboços, feedbacks – tende a ser subestimado e desvalorizado.

Tiago Forte

Não vamos deixar isso acontecer, não é mesmo?

Resumo e Aprendizados do Livro Criando um Segundo Cérebro:

  • Crie um repositório digital de conhecimento para o seu eu futuro pensando nos seus interesses e projetos.
  • Guarde sempre as fontes originais
  • Organize por Projetos, Áreas, Recursos e Arquivos
  • Destile quando for muito importante e útil.
  • Recicle o conhecimento, crie pacotes intermediários.
  • Desacostume com a ideia de começar do zero. (use modelos, protocolos, melhores praticas).
  • Não espere estar pronto ou perfeito para compartilhar
  • Busque Feedbacks

Link para compra do livro pela Amazon – use esse link para colaborar com o blog!

Agora é a sua vez

Adoraria ouvir suas experiências também! Compartilhe nos comentários abaixo como as técnicas do livro ‘Criando um Segundo Cérebro’ têm impactado sua vida e sua produtividade. Sua história pode inspirar outros espectadores, então não hesite em compartilhar!

Se esta é a primeira vez que você está ouvindo sobre o conceito do ‘segundo cérebro’, não se preocupe! Estou aqui para responder suas perguntas e compartilhar mais informações. Sinta-se à vontade para deixar suas dúvidas ou impressões nos comentários abaixo.

Vou responder todos os comentários com carinho.

Um grande abraço!!

Sugestão de Leitura: O Poder da Ação – Resumo e crítica

You Might Also Like

No Comments

Leave a Reply