Mais Feliz

10 Dicas de Organização Pessoal com Ferramentas do Foco na Produtividade

dezembro 26, 2022

Os arquivos do Foco na Produtividade já contribuíram para a organização pessoal de mais de 200 mil pessoas. Por isso, hoje quero trazer para você algumas dicas para tornar a tarefa de ser organizar muito mais simples e prazerosa.

modelo do calendário 2023 do foco na produtividade para Organização Pessoal
Modelo do Calendário 2023 para Imprimir com Feriados

10 dicas de Organização Pessoal:

  1. Anote suas metas e objetivos mensais no calendário, para que você possa ter uma visão geral de suas prioridades e focos.
  2. Assim que imprimir seu calendário Marque as datas importantes, como aniversários, reuniões, prazos, viagens, etc., para que você possa se planejar e se preparar adequadamente. Quanto antes fizer essa organização pessoal melhor, assim, já vai saber, por exemplo, se precisa comprar um presente ou adiantar uma tarefa por causa de uma viagem nos próximos dias. Pode não parecer, mas esse planejamento pessoal simples afeta inclusive o lado financeiro – não é melhor comprar os presentes em épocas de promoção? Ou concentrar numa saída só todas as compras da semana? Ou economizar no frete comprando mais itens por vez?
  3. Organize suas tarefas por dia e por semana, usando o calendário do foco na produtividade e/ou planner semanal gratuito para fazer sua organização pessoal, planejar sua carga de trabalho e equilibrar suas responsabilidades. Não se sobrecarregue – aprenda a priorizar, a delegar e a pedir ajuda!
  4. Seja visual! Use cores diferentes para diferenciar as diferentes categorias de tarefas e compromissos, como trabalho, lazer, saúde, etc. Adesivos, post -it, símbolos e códigos também ajudam na organização e visualização rápida dos compromissos.
  5. Deixe seu calendário sempre a vista para que você não perca prazos importantes e consiga cumprir suas obrigações a tempo.
  6. Revise regularmente o seu calendário para ajustar suas metas e tarefas de acordo com sua disponibilidade e prioridades. A vida acontece, as coisas são fluidas e tudo muda! Esteja aberto a mudanças.
  7. Compartilhe o seu calendário ou planner com outras pessoas, como colegas de trabalho, familiares ou parceiros, para garantir que todos estejam alinhados e atualizados.
  8. Se preferir, tenha calendários diferentes para cada área da sua vida e o insira no contexto mais adequado. Se trabalha em equipe, tenha um calendário para anotar os prazos e acompanhar os projetos da equipe. Se quiser organizar bem todas as atividades da família, tenha um calendário compartilhado em local onde todos podem consultar, inserir compromissos e fazer anotações. Desse forma, fica muito mais fácil alinhar os objetivos de todos os membros da família. Lembrete: O Calendário do Foco na Produtividade é um arquivo digital que pode ser impresso em quantas cópias você quiser!
  9. Tenha em mente que o calendário é apenas uma ferramenta de organização e que a responsabilidade de cumprir suas metas e tarefas é sua. Portanto, é importante ser consistente e disciplinado na sua rotina diária.
  10. Saiba que se em algum momento não foi possível ser consistente ou disciplinado, está tudo bem. Apenas não desista! Tente mais uma vez. Mesmo que acabe se esquecendo por um tempo de anotar seus objetivos e metas, rastrear os seus hábitos e marcar os seus compromissos, é importante continuar tentando. Tente descobrir uma forma que funcione para você, e quanto mais simples o seu método de organização, mais chances de conseguir mantê-lo.
Calendário para imprimir com os feriados em destaque

Ferramentas disponíveis no Foco na Produtividade:

Clique na ferramenta que te mais te interessou para ser redirecionado para o post específico e fazer o download.

Calendário 2023

Planner Mensal (grátis)

Planner Semanal (grátis)

E lembre-se: Ser produtivo não é fazer muita coisa, e sim, fazer as coisas que realmente importam!

Dica Bônus e outras referências:

Aqui no Foco na produtividade você encontra muitos posts sobre organização pessoal e muitas ferramentas de organização pessoal para download (a maioria grátis). Mas se quiser se aprofundar no tema, uma pessoa que, para mim, é referência em planejamento e Organização pessoal é a Thais Godinho, do Vida Organizada. Fica aí a minha dica para conhecer o blog dela e segui-la nas redes sociais.


Comente:

Tem alguma outra dica de Organização Pessoal ou uma referência? Quer contribuir para o tema? Por favor, use o espaço dos comentários para isso!

You Might Also Like

2 Comments

  • Reply Cinthia Merthen Piccin novembro 28, 2023 at 6:46 am

    Parabéns querida!!

  • Reply Segundo cérebro digital - Como criar? [Resumo] - Foco na Produtividade abril 4, 2024 at 3:22 pm

    […] seguir algumas dicas para ganhar produtividade na hora de produzir o seu próprio […]

  • Leave a Reply