Assistir televisão, ver vídeos no youtube e ficar no celular são coisas que fazemos corriqueiramente e nossos filhos nos veem fazendo essas coisas. É natural que essas atividades despertem o interesse deles também.
Tenho uma filha de 4 anos, a Luana. Ela me vê no computador, quer trabalhar comigo, se me vê no celular pede para jogar, para assistir um “vídeozinho pequenininho”, ou tirar uma foto. Se ligo a tv, ela já me fala o que eu tenho que colocar.
Alguns podem achar que é abuso dela, mas eu discordo. Ela está se espelhando nas minhas atitudes. Se é assim que ela me vê, é assim que ela vai querer fazer também.
Se quero controlar a quantidade de telas que ela “consome”, preciso regular a quantidade que eu “consumo” também.
Telas sim, mas com limites
A questão para muitos pais é:
Quanto de TV, tablet, celular eu posso permitir para o meu filho?
Acredito que não existe uma resposta pronta. Vale mais o teste e o bom senso dos pais. Aqui em casa, por exemplo, a quantidade de telas varia, principalmente com o estado da criança e com a quantidade de coisas que eu e meu marido temos para fazer. Se precisamos ficar muito concentrados em alguma tarefa, confesso, acabamos deixando a nossa filha mais tempo do que deveríamos vendo algum desenho ou filme.
Tentamos regular para que não passe de duas horas diárias. Nos outros momentos fazemos atividades e brincadeiras com ela ou deixamos que ela brinque sozinha com seus brinquedos.
Nos momentos em que telas são permitidas, ficamos de olho no conteúdo que está sendo exibido e muitas vezes me sento ao lado dela para ver junto. Para mim, não é nenhum sacrifício. Adoro desenhos. Por isso, pude elaborar ao longo do tempo uma lista com os canais e desenhos para crianças pequenas favoritos da Luana e meus. Trago as recomendações para vocês.
Espero que gostem da seleção.
Recomendações de Canais e desenhos para crianças pequenas:
Canais de TV à cabo:
Na TV, normalmente permitimos que assista o Gloobinho e o Discovery Kids. Nenhum canal aberto ela assiste, nem nós. Exceto jornal e esportes, de vez em quando. Procuramos filtrar o conteúdo de acordo com a classificação etária, então ela não assiste nada que tenha violência, palavrões e cenas impróprias para a idade dela.
Temos uma leve preferência por deixá-la assistir TV porque “ensina” a esperar por determinado desenho, ou esperar passar o intervalo. No Streaming ou no Youtube a criança já fica na expectativa de começar outro igual, ou o próximo, entrando num loop quase infinito, imediatista e angustiante.
Os horários fixos da TV nos dão chances de conversarmos sobre esperar a hora do desenho e ser paciente. Os intervalos, nos permitem conversar sobre o que está acontecendo no desenho sem eu ser obrigada a pausar o desenho (o que normalmente revolta a Luana um pouco).
Desenhos Infantis no Netflix:
Nossos desenhos favoritos atualmente são Mickey, Daniel Tigre, Spirit (de cavalo) e Chip e Potato – todos estão no Netflix. Ela também gosta da Peppa, da Vera, e da Patrulha Canina. Esses últimos a gente evita um pouco (já enjoamos e a Luana começou a chamar o Matheus de papai bobinho como a Peppa – a gente não gostou muito disso…rs).
Spirit e Chip e Potato são desenhos para crianças pequenas menos conhecidos, mas recomendamos bastante porque ensinam valores muito bons – principalmente de amizade e respeito ao próximo.
Canais infantis no YouTube:
Com o Youtube procuramos ter o máximo de cuidado possível, por isso, Luana nunca está sozinha quando está vendo algo no youtube! Também temos a conta premium para ela não ficar exposta a propagandas abusivas e selecionamos muito os canais que permitimos que ela assista.
Gostamos de canais que tem músicas educativas e evitamos canais de crianças que ficam exibindo brinquedos ou fazendo travessuras. Alguns canais que gostamos: Minha vida é uma viagem (músicas cristãs para crianças), Super Book (bíblico), Kids TV (em inglês) e Palavra Cantada. Para variar, também colocamos algumas músicas específicas que ela gosta (como essa da Bailarina), as trilhas sonoras de Frozen (precisa explicar?) e músicas clássicas (que acalmam ela enquanto ela faz outra coisa…).
Amazon Prime Video para Crianças:
No Prime Video (da Amazon), a Luana gosta de assistir o Cheiroso e Sujinho, um desenho original da Amazon que fala sobre amizade e sobre o aproveitamento dos recursos do planeta. Os personagens principais são uma escavadeira e um caminhão de lixo. Também usamos o Amazon Prime para ver Bingo e Rollye (que saiu do Netflix e ela ama) e alguns filmes infantis, principalmente os da Disney.
O Amazon Prime Video, além de excelentes desenhos para crianças pequenas, tem os melhores e mais recentes filmes e é bem mais barato que o Netflix! Recomendamos bastante! Para se ter uma ideia, por lá já é possível ver Toy Story 4.
Observação: Eu também acho um absurdo a gente ter tudo isso de assinaturas de serviços de TV e Streaming, mas o meu marido tem a sua razão para ter cada um deles. Podemos fazer um comparativo de todos eles por aqui um dia, se interessar vocês. Me contem nos comentários.
Liberdades e autonomia:
Preciso salientar que crianças pequenas não tem autonomia para decidirem o que podem ou não podem ver. Cabe aos pais avaliar, regular, orientar e caso necessário, restringir. Nem todos os desenhos para crianças pequenas são adequados – os critérios tem que ser definido pelos pais.
A medida que a criança cresce, ela mesma vai aprendendo os seus limites e quando vê algo que não é adequado pede para mudar e fala que não gostou. É preciso ter um canal aberto com a criança, escutar com cuidado o que ela te fala e dar liberdade, até certo ponto, dela escolher o que quer assistir.
Espero que gostem dessas sugestões de canais e desenhos para crianças pequenas e se você tem algum desenho que você gosta bastante e recomenda, por favor, deixe nos comentários. Podemos adicioná-lo a lista!
Um grande abraço!
No Comments