Download Grátis - Calendário, Planners e Outros

Matriz Urgente-Importante – Download Grátis

novembro 12, 2018

Essa matriz nos ajuda a organizar e avaliar como estamos gastando o nosso tempo e a separar as nossas prioridades de acordo com um critério bem definido de importância e urgência.

Matriz Urgente Importante: Disponível para Download em .pdf

Se trabalharmos bem a nível do Importante, mas não urgente, podemos evitar que alguma atividade, que tem um prazo definido, por exemplo, se torne urgente. Aliviando assim, um bocado de tensão.

Se passamos a maior parte do nosso tempo  no quadrante do Urgente e Importante (e é o que normalmente acontece), estamos constantemente no estado de CRISE! Por outro lado, se nos perdemos realizando atividades que não são urgentes e nem importantes, estamos procrastinando, e esse quadrante também deve ser evitado.

Já o quadrante urgente e não importante é composto por interrupções, coisas que, muito provavelmente, não estavam no seu radar, ou foram demandas que surgiram naquele momento, como um telefonema de um cliente, um colega solicitando ajuda em alguma atividade, etc. Esse quadrante deve ser analisado com cuidado, e talvez, se você estiver gastando muito tempo nesse quadrante, as prioridades devem ser revisadas e é possível que você precise começar a usar a palavra Não com mais frequência.

Assim, na ordem das prioridades estão:

  1. Urgente e Importante
  2. Importante, mas não urgente
  3. Urgente e não importante (Merece Análise)
  4. Nem importante, nem Urgente (Elimine)

Vale lembrar, que ter momentos de distrações e descanso são essenciais para um corpo e uma mente saudáveis. Por isso, tenha o seus momentos de descanso no quadrante do importante! Principalmente se estiver se sentindo com sobrecarga. Nesses casos há duas opções. Delegar ou Adiar e está tudo bem fazer qualquer uma dessas coisas. Estar bem é o mais importante!!

Download da Matriz Urgente-Importante


You Might Also Like

7 Comments

  • Reply Sammy Freitas janeiro 11, 2019 at 1:47 pm

    O link pra download não está funcionando 🙁 obrigada!!!

    • Reply Mira Melke janeiro 28, 2019 at 4:04 pm

      Sammy, acho que foi uma falha pontual. Está tudo ok por aqui.

  • Reply Pam fevereiro 2, 2019 at 10:12 pm

    O link para download não está funcionando, abre uma página ”about:blank”. Gratidão <3

    • Reply Mira Melke fevereiro 4, 2019 at 3:04 pm

      Oi Pam, o erro foi corrigido. Já pode baixar! Obrigada pelo toque. Um abraço!

  • Reply Nina Garcia Taboada outubro 15, 2019 at 12:36 pm

    Olá Mira! Que lindo seu site e importantes reflexões! Adorei! Fiquei com uma dúvida! Essa matriz é para ir colocando as atividades que você fez no dia (conscientização) ou é para organizar a semana classificando as atividades? Como você usa na prática?

    • Reply Mira Melke outubro 16, 2019 at 1:43 pm

      Olá Nina, é para ajudar na decisão do que fazer primeiro, de acordo com o impacto de cada atividade. Ser mais ou menos importante, ou mais ou menos urgente. Pode usar para ajudar na organização da semana. Eu não uso ela o tempo todo, uso mais quando tem muita coisa para fazer e não sei por onde começar… Ela me ajuda a decidir por onde começar, ou as vezes, até a desistir de algumas tarefas (quando não são importantes mas são urgentes e tenho outras urgentes e importantes na frente). Espero que tenha ficado mais claro agora. UM beijo!

  • Reply Como criar uma lista de tarefas - Foco na Produtividade fevereiro 27, 2024 at 4:06 pm

    […] Você se lembrar da matriz urgente-importante? […]

  • Leave a Reply